1 – Portáteis apresentam ecrãs maiores de 18 polegadas

Os computadores portáteis de 16 polegadas eram considerados como o comum do tamanho de ecrãs, mesmo que houvessem modelos que pudessem chegar ao máximo de 17 polegadas. A CES 2023 mostrou que as fabricantes estão prontas a aumentar o tamanho dos seus modelos agora com 18 polegadas

A Asus revelou o seu ROG Strix Scar 18, introduzindo no mercado o ecrã Nebula de 18 polegadas com sQHD e com uma taxa de refrescamento de 240 Hz. Conhecia?

2 – Monitores de gaming são cada vez mais curvos

A procura de imersão significa a oferta de ecrãs panorâmicos e a tendência é de os tornar mais curvos aos gamers mais exigentes. A Samsung relevou novos modelos, com proporções que chegam às 57 polegadas e uma curvatura 1000R. Além de resoluções 4K, com taxas de atualização a 240 Hz, os monitores utilizam tecnologia quantum dot OLED, capazes de oferecer taxas de contraste dinâmico. O seu modelo Ark de 55 polegadas que se usam na vertical

Existem marcas e modelos que oferecem proteção de emissões de luzes nocivas azuis e outras tecnologias de topo para gamers exigentes. A Philips é uma delas

A Corsair foi um pouco mais ambiciosa e introduziu um novo formato de ecrã, sendo este plano com a possibilidade de os próprios utilizadores / jogadores poderem atras das abas laterais ajustarem o mesmo à curvatura desejada , já tinha conhecimento ?

3 – Mini LED começa a fazer parte das propostas topo de gama

Apesar da tecnologia Mini-LED não ser uma novidade no mercado, esta é cara, mas está a chegar a cada vez mais ecrãs de portáteis e monitores. A tecnologia permite um maior controlo de iluminação, assim como o rácio de contraste da imagem de forma a se obter pretos mais profundos e brancos mais brilhantes.

4 – O OLED torna-se mais acessível e comuns

Depois dos LCDs, o OLED começa a ser a tecnologia de base para grande parte dos modelos no mercado. Isso deve-se ao facto do OLED ser agora mais acessível do que há alguns anos, sendo encontrado nos ecrãs de computadores de gama média. E não só nos computadores, como smartphones, televisores e até óculos de realidade virtual.

Aos poucos o OLED está a tornar-se o standard, pela relação de qualidade de imagem com a sua poupança de energia. Na CES foram muitos os modelos da Asus, Lenovo, Acer ou HP que ofereciam equipamentos com ecrãs OLED, nos diferentes preços e categorias.

5 – Ecrãs com maiores taxas de refrescamento

Os habituais 120 e 144 Hz de taxa de refrescamento estão a aumentar para o dobro ou mais. Como referido, os 240 Hz dos painéis OLED da LG são apenas a ponta da tendência que se espera no futuro.

Por norma, quanto mais alta for a resolução do ecrã, menor será a taxa de refrescamento. Por exemplo, um bom monitor de gaming a 4K teria uma boa taxa de refrescamento a 144 Hz, o que é bastante aceitável para a experiência geral. Mas as exigências do gaming competitivo nos eSports tem puxado pelas taxas, mesmo em ecrãs com maiores resoluções.

A tecnologia de Mini LED apresentada nos modelos de computadores já permite que as fabricantes ofereçam modelos com a capacidade de alterar entre as taxas de refrescamento 120/240 Hz, mediante a resolução 1200/4K. Assim, os 120 Hz deverão passar a ser o mínimo nos equipamentos no futuro próximo.

Quer continuar a receber destas novidades e dicas ?

Não esqueça de nos seguir e subscrever a nossa newsletter!

Partilhe o artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.